quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Lêr, refletir e praticar

Estes são trechos de cartas de Sri Aurobindo aos seus discípulos.

QUIETUDE DA MENTE

A primeira coisa necessária é a quietude da mente. Instalar na mente,a paz, a calma e o silêncio estáveis. É óbvio que continuarão os pensamentos e movimentos mentais necessários à vida cotidiana. É óbvio que as perturbações dos relacionamentos rotineiros, permanecerão nos assediando. Estas porém, serão tratadas na superfície da mente externa – EGO, onde são percebidos . Não abalarão os níveis mais profundos da inteligência ou da consciência. Sua inteligência superior, intuída pela ALMA, as observa, vigia , avalia, julga e filtra. Rejeita tudo que deve ser rejeitado. Aceita, conserva e arquiva na Consciência, todas partes enobrecedoras das experiências.

É fundamental observar os pensamentos, não se deixando conduzir por eles e pelas emoções que emanam do ego e da consciência ainda não purificada. Aquietar a mente é libertá-la das perturbações que proliferam no cotidiano.

Na profundidade da ALMA existe a quietude. Na quietude almejada existem :

· Paz- estado de desapego, de liberdade do desejo(ego) , inabalável pelas vicissitudes da vida ;

· Calma- é a receptividade serena das fortes perturbações perfurantes da mente .

· Silêncio- é a atenção amorosa, expressando compaixão nos relacionamento atritosos.

Quietude é um estado amoroso de atenção, liberto, sereno, receptivo, pleno de compaixão.

A quietude vem da Alma, observa, avalia, ampara, mas não se perturba. É fundamental exercitar a capacidade de observar suas emoções, reações da consciência aos estímulos externos. Observando, mobilize a análise mental apoiada na compaixão. A paz nasce da liberdade, a calma nasce da fé, o silêncio nasce da compaixão.

O primeiro passo é estabelecer o estado de comunhão com a quietude. Eis a estrutura iniciática do sadhana (prática diária) para conquista da quietude: este estado se instala na meditação matinal; sustenta-se na sintonia com seu mestre espiritual; fortifica-se na egrégora do Sat sanga( grupos de meditação e estudo); enraíza- se na consciência pelo Karma yoga ( prática da quietude nos relacionamentos).

Medite, ore, sintonize, fortaleça-se, aja. Aspire e reze à Mãe Divina pedindo quietude na mente, calma e paz na consciência estimulada para o amor. Este é o caminho da descida da Graça Divina.

A quietude é um estado de amor. A quietude é para ser oferecida.

Nenhum comentário: